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O que é o Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é uma metodologia reconhecida mundialmente na criação de uma filosofia de melhoria contínua no trabalho do dia a dia, com grande impacto na eficiência e eficácia nas organizações e entidades públicas.

A sua origem advém do Toyota Production System (TPS) face às dificuldades de escassez de recursos, à redução da procura, às restrições financeiras e económicas a que a Toyota se encontrou exposta após a Segunda Guerra Mundial.

É uma metodologia que, apesar da sua já longa existência, continua a trazer inovação às práticas de gestão, orientando a sua ação para a eliminação contínua dos desperdícios, para o equilíbrio e para a melhoria do desempenho de operações, produtos e serviços.

É aplicada em diferentes áreas, nomeadamente na logística, produção, manutenção e serviços, através de técnicas e ferramentas práticas com grande impacto na eficácia e eficiência na gestão das organizações e no seu processo de melhoria contínua.

Destas ferramentas destacam-se, VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor e o Kaizen – Melhoria Contínua, assim como, a metodologia DMAIC.

As técnicas e ferramentas desta metodologia permitem identificar todos os stakeholders, todos os inputs e agregar valor em toda a cadeia, desde o fornecedor ao cliente final.

Vai ajudar na procura da eficiência e no rumo à excelência, quer na qualidade, nos custos, no serviço e na satisfação de todos os stakeholders.

Quer na Qualidade, quer na Gestão, o Lean Six Sigma tem tido um papel importante no desenvolvimento das Organizações, das Entidades Publicas e Locais, assim como as novas abordagens de gestão com integração do Lean Six Sigma com a Indústria 4.0 na melhoria continua.

A interação com todas as ações e componentes vai permitir a criação de um Eco-sistema Processo de Melhoria Contínua (EPMC), ou seja, criar um círculo virtuoso de melhoria contínua ao longo do ciclo de vida de todos os processos operativos, quer na indústria, quer nos serviços e entidades públicas, quer na própria comunidade com consequências diretas na obtenção dos objetivos propostos, anos após ano.

A metodologia Lean Six Sigma vai permitir:

Na comunidade local:

  1. Compreender os comportamentos das organizações, entidades e comunidade;
  2. Liderar pelo exemplo, contribuir para visibilidade e credibilidade externa;
  3. Desenvolver e certificar novas competências na comunidade local;
  4. Valorizar as competências dos recursos humanos;
  5. Reter talentos e conhecimento na região;
  6. Atrair e desenvolver clusters empresariais na região.

Nas organizações e entidades públicas:

  1. Criar valor em todos os processos operacionais;
  2. Aumentar a eficiência e eficácia dos recursos operacionais;
  3. Reduzir custos ao longo do ciclo de vida dos processos;
  4. Monitorizar a manutenção dos equipamentos e serviços;
  5. Assegurar um compromisso, colaboração e desempenho de todos os stakeholders no processo de melhoria contínua.

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